Diretor de operações da Trane fala sobre a cultura de qualidade na empresa

Executivo elenca fatores para melhoria contínua de processos, alinhados à estratégia global

 

Entender o cliente e buscar a excelência nos processos se tornou fundamental para as empresas que desejam atingir êxito na qualidade dos produtos e serviços. Para Marcelo Pereta, diretor de Operações da Trane do Brasil, envolver efetivamente os clientes nos processos de melhoria e inovação de produtos e serviços agrega valor ao negócio. "Ao fazer isso, desenvolvemos a percepção de parceria entre a empresa e o cliente, o chamado voice of customer. Ao ouvir suas sugestões identificamos possíveis pontos de melhoria. É um modelo de negócio adotado por muitas empresas", afirma.

Para o executivo, é fundamental criar a cultura da qualidade na empresa para garantir excelência em produtos e serviços. Na Trane, líder mundial em climatização para ambientes corporativos e residenciais, a metodologia Lean é primordial neste processo. "Liderar pelo exemplo, definir standard works robustos, métricas claras e forte governança são algumas das ações que consideramos essenciais", afirma Pereta. O método Lean busca atender as necessidades do cliente no menor prazo possível e mais alta qualidade, de modo que não aconteçam excessos e desperdício de recursos. 

Ele ressalta que qualidade e produtividade são as preocupações básicas das empresas. Para satisfazê-las é preciso atualizar e reciclar práticas continuamente e isso só é possível por meio das pessoas. Por isso, ele considera fundamental que as empresas invistam cada vez mais no desenvolvimento dos seus colaboradores. Outro aspecto importante para a qualidade é o alinhamento das práticas e processos. 

A Trane segue globalmente diretrizes como foco na satisfação dos clientes, metas bem definidas, alinhamento de expectativas com os líderes, comunicação efetiva, rigor em documentações e auditorias e análise crítica. "Para desenvolver o processo de qualidade não basta dominar as metodologias, é preciso conscientizar as pessoas sobre seu papel para que elas atuem como empreendedores dentro da empresa, sendo responsáveis por cada processo que as envolvem dentro do negócio“, completa Pereta.

A planta de Araucária (PR) está entre as cincos melhores do grupo e completou duas décadas em 2020. Localizada na região metropolitana de Curitiba, a primeira unidade fabril no Brasil foi exclusivamente construída para atender às demandas do mercado da América Latina de produtos para aquecimento, ventilação e ar-condicionado.